Tal Goreanos"
Bem vindos!
embora seja considerada a menor delas.
Vermelho escarlate é a cor que representa a casta guerreira
e os guerreiros usam túnicas vermelhas para indicar seu status.
A vestimenta usual de um guerreiro é a túnica vermelha,
sandálias e um manto. Os livros não afirmam se existe alguma sub casta a casta
vermelha, mas alguns acham razoável que algumas existam como os Tarnsmen e os
Cavaleiros de Thalarions. Pode ser difícil afirmar e diferenciar o que seriam
esses uma sub casta real ou apenas posições diferentes dentro da casta.
O termo goreano para um guerreiro é ”rarius”, e a forma
plural “rarii”. Um rarius denota qualquer tipo de guerreiro e não somente um
membro da casta vermelha.
Os guerreiros dos povos Wagon, os Torvaldlanders e os
guerreiros de outros povos são rarii também.As cores de suas vestimentas, das bandeiras, das armas ou das ferramentas usadas, as velas, a casa em que um Goreano vive são geralmente uma indicação de sua casta. Todo Goreano defende as cores de sua casta com honra e orgulho.
Vamos
começar!;
Digamos que essa sua entrada na casta fosse por intermedio
realmente da vida real, sera que você estaria apto a entrar nesta casta? será que você realmente conseguiria manusear a espada ou apenas ter o conhecimento
dela? entenda bem, nao quero tira seu merito de pertencer a nenhuma casta porque na plataforma virtual podemos ser o que quiser, mas o conhecimento. esse devemos buscar do nosso perssonagem, e a sua origem, costumes e praticas,
concorda? se concorda ja estamos começando bem ( risos)
Embora a inclusão nas castas sejam conseguida através do
nascimento, isso não é inflexível. Caso um homem não se identifique com sua
casta a mudança pode ser permitida desde que aprovado pelo conselho superior de
sua cidade.
A sociedade de Gor é divididas em castas. Cada comércio ou profissão em Gor pertencem a
uma casta, existem ajustes de cada casta em uma escada do jogo da importância
dentro do esboço social do Goreano, seja castas sub-castas das mais altas ou baixas, todos tem importancia na sociedade e a maioria das castas são identificadas por suas
cores, nao todas, porem a maioria.
A aprovação consiste em demonstrar suas qualificações para o
trabalho em uma outra casta e ser aceita pelos membros desta casta como um
irmão de casta. A estrutura de casta é relativamente imóvel, mas não pétrea, e
depende mais do que o simples nascimento. Se uma criança demonstrar, em sua
educação, que pode ser elevado de casta, isso será permitido. Mas, se uma
criança não mostrar aptidão necessária para sua casta, será rebaixado de casta.
Tarl Kabot é um ideal bastante visível do homem típico Goreano, ou um modelo positivo para os homens Goreanos. Existem homens muito melhores que nasceram em Gor e exemplificam os pontos fortes e fracos. Tarl era um homem da Terra, que acabou se adaptando a Gor,
Vamos ver princípios de alcance moral de um guerreiro Goreano ( Aforismo) Embora a redação desses aforismos varie um pouco de cidade para cidade, seu conteúdo é, na maior parte, idêntico em todos os pergaminhos de castas dos Guerreiros em toda a cultura Goreana) segue a lista dos 100 citados.
-1º Aforismo dos Códigos-
Uma lâmina cega não corta. Uma lança fraca não perfura. Um
escudo de aluguel não se defende. Um coração mole não conquista. Uma mente
lenta não vence.
-2º Aforismo dos Códigos
Se uma arma é muito grande para seu uso, mas você deve
usá-la, é bom utilizar ambas as mãos para empunhá-la. Assim é com todas as
coisas.
-3º Aforismo dos Códigos-
A mais macia das coisas no mundo penetra rapidamente o mais
difícil. Insubstancial, entra onde não há espaço e conquista.
-4º Aforismo dos Códigos
Em questões de furtividade, deixe-o ser tão suave quanto o
vento, tão silencioso quanto as sombras, e tão imóvel quanto a calmaria antes
da tempestade.
-5º Aforismo dos Códigos-
Quando você caçasse, caçasse como as caçadas de sleen.
Tenaz, silencioso e sem piedade.
-6º Aforismo dos Códigos
Uma mente descuidada trai e o corpo sussurra seus segredos.
Em combate, veja a mente do seu oponente assim e você conquistará.
-7º Aforismo dos Códigos-
Agir sem resistência; mover-se sem hesitação; esforçar-se sem
esforço; lutar sem a interferência do pensamento pesado: esse é o objetivo de
todos os objetivos, a vitória interior que traz o triunfo exterior.
-8º Aforismo dos Códigos-
No momento em que seu inimigo decide atacar, ataque. No
instante em que ele decide recuar, avance. Não há aliado mais poderoso do que
os pensamentos interrompidos de seu oponente, que confundem sua inteligência e
abrem o portão para a vitória.
-9º Aforismo dos Códigos-
P: O que é o maior inimigo de um guerreiro?
R: Aquele inimigo que entra sem ser detectado,
envenenando-o: uma mente indecisa.
-10º Aforismo dos Códigos
É perigoso deter um guerreiro a caminho de sua cidade.
-11º Aforismo dos Códigos
Dentro do círculo de seu próprio aço, todo homem é Ubar.
-12º Aforismo dos Códigos-
Aprenda a atacar a partir da posição de nenhuma posição.
Aprenda a lutar na postura de nenhuma postura. Aprenda a fazer guerra na
formação de nenhuma formação. Desta forma, você está sempre preparado para
fazer o que deve ser feito.
-13º Aforismo dos Códigos-
Quem pode fazer guerra quem não é livre? Quem vale quem não
manteria sua liberdade?
-14º Aforismo dos Códigos-
Um guerreiro aceita seu destino prontamente, nem procura
viver além de sua liberdade e utilidade. Ele não sofrerá as cadeias de
degradação, para não trazer desonra à sua cidade e a Home Stone. Se ele fizer
isso, deixe seu nome ser esquecido pelos da sua casta.
-15º Aforismo dos Códigos-
Não há finais agradáveis para as coisas, mesmo na vitória
e no triunfo; pois nada termina, desde que Tor-tu-Gor arde.
-16º Aforismo dos Códigos-
Não fixe sua concentração em um único objeto, ação ou
objetivo. Seja tão expansivo quanto o vento, tão flexível quanto o junco, tão
fluido quanto o Thassa. Ser diferente é limitar-se a previsibilidade terrível.
-17º Aforismo dos Códigos
Há um tempo para Ubars, e há um tempo em que Ubars também
deve se curvar. Não deixe que Ubar permaneça mais tempo do que sua cidade
precisa dele.
-18º Aforismo dos Códigos-
Apenas uma arma limpa pode matar de forma limpa. Apenas uma
mente calma pode agir rapidamente.
-19º Aforismo dos Códigos
Ubar exibiu a Home Stone de sua cidade a um camponês que,
por sua vez, exibia a Home Stone de sua cabana. Qual foi mais bonito?
-20º Aforismo dos Códigos
Nenhum Guerreiro pode ser dos Guerreiros que não vive os
Códigos de sua casta
-31º Aforismo dos Códigos
Um soldado habilidoso não é rápido para a violência; um
lutador capaz não se enfurece; um poderoso conquistador não dá batalha; o maior
Ubar é um homem humilde. O Guerreiro é tudo isso ... armado com uma mente sadia
e um espírito humilde, ele vê as coisas como elas são e conquista tudo.
-32º Aforismo dos Códigos
Q: A espada, a lança, a cimitarra, o quiva, a lança? Qual é
melhor?
A: Nenhum é mortal nas mãos de quem não os conhece. Todos
são letais nas mãos de um especialista. Portanto, todos são iguais. Assim é com
todas as coisas.
-33º Aforismo dos Códigos-
O que é ouro quando comparado à honra da sua cidade e casta?
Um guerreiro não permite que as bugigangas da riqueza brilhem tão intensamente
que elas obscurecem a verdade.
-34º Aforismo dos Códigos
Na batalha, às vezes é sábio permitir que seu inimigo tenha
acesso a uma ponte, que pode ser facilmente obtida, e que parece oferecer lucro
e socorro. Nenhum inimigo irá avançar facilmente quando essa ponte puder ser
cruzada para trás. Que tal ponte seja revestida de jóias reluzentes, para que
não seja facilmente ignorada. Esteja avisado! O homem sábio não atravessa tal
ponte rápida ou impropriamente.
-35º Aforismo dos Códigos
O mais gentil dos córregos pode deter um exército. O menor
dos osts pode derrubar um homem. Na mais humilde das coisas vale a pena, e a
mais simples das coisas pode conquistar.
-36º Aforismo dos Códigos-
Se uma mulher livre se ajoelhar diante de você, permita que você
reivindique sua vida. Isso feito, deixe você mantê-la como escrava, ou mate-a
para que ela não viva de vergonha para sempre.
-37º Aforismo dos Códigos
Deixe o Companheiro Livre do Guerreiro que desonrou a si
mesmo ser trancado em um colar de escravidão por aquele que conquistou, para
que todos possam ver e saber que a honra dos caídos é como nada. O Companheiro
dos desonrados é propriedade de seu destruidor e pode ser usado como ele achar
conveniente.
-38º Aforismo dos Códigos
Quem deve enjaular o larl? Quem deve parar o Bosk? Quem deve
iludir o sleen? Quando você seria enjaulado, seria como o larl. Quando você
seria parado, seja como o Bosk. Quando você seria iludido, seja como o sleen.
-39º Aforismo dos Códigos
A espada que pode ser comprada não vale a pena possuir.
-40º Aforismo dos Códigos-
Cada guerreiro é uma arma para si mesmo. Aqueles que elogiam
uma arma pela beleza de seu punho e punho raramente são sensatos o suficiente
para apreciar o valor de uma lâmina bem temperada.
41º Aforismo dos Códigos
É sabedoria conhecer os outros; é maestria saber-se. O
mestre dos homens é poderoso; o Mestre de si mesmo é maior. A resistência é
viver muito e morrer; O domínio é morrer e não perecer.
-42º Aforismo dos Códigos-
Aqueles que sabem, não falam! Aqueles que falam, não sabem.
-43º Aforismo dos Códigos-
Assistir. Observar. Vejo. Conhecer. Compreendo. Aja.
-44º Aforismo dos Códigos-
A vitória é um estado de ser, que começa como um estado
mental. Um não pode deixar de seguir o outro.
-45º Aforismo dos Códigos
Vivo, um guerreiro é flexível e flexível. Na morte, ele se
torna inflexível e rígido. Assim também fazem todas as coisas que vivem.
Tornar-se inflexível é morrer.
-46º Aforismo dos Códigos
Um guerreiro não é um guerreiro que não honra seus companheiros
guerreiros. Que todos os que são da casta escarlate honrem uns aos outros. Ao
honrar seu companheiro, você se honra.
-47º Aforismo dos Códigos-
Quando você desafia um guerreiro, você desafia seu aço.
Dê-lhe o seu aço ou não o desafie.
-48º Aforismo dos Códigos
As preocupações dos guerreiros não são para os ouvidos dos
escravos.
-49º Aforismo dos Códigos-
Suas mãos se movem, seus lábios falam, seus olhos brilham!
Olhe para ele! Ele é uma ilha de força ... ele é o mestre de seu próprio
destino.
-50º Aforismo dos Códigos
Um guerreiro não é rápido para se irritar ... nem tira
vantagem daqueles que não têm a sorte de ser da sua casta.
51º Aforismo dos Códigos
Deixe um guerreiro lançar sua lança com força, para que ela
possa voar para longe dele, e deixe-o testemunhar o quão longe ele está. Marque
essa distância bem ... pois dentro dela está tudo o que ele pode realmente
controlar, enquanto além disso está o domínio dos outros.
-52º Aforismo dos Códigos
O envenenador cheira sua xícara com frequência. O assassino
teme uma faca espreitando por trás de cada árvore. O acusador mais barulhento
dorme com medo de que seu próprio crime seja descoberto.
-53º Aforismo dos Códigos-
Por trás de toda grande fortuna pode ser encontrado um crime
contra alguém.
-54º Aforismo dos Códigos-
O larl não bebe da mesma piscina que a urt.
-55º Aforismo dos Códigos-
Trinta raios convergem no centro de uma roda ... mas o uso
do carrinho depende dos espaços vazios entre os raios. Uma tigela de barro é
delimitada por uma parede ao redor ... mas o uso da tigela dependerá do espaço
vazio dentro dela. Construa um cilindro para o céu ... paredes de 1000 pés de
altura! Mas o uso da estrutura dependerá do espaço vazio dentro! Assim, a
vantagem é obtida da solidez das coisas ... mas sua utilidade deve depender dos
espaços internos e das coisas que eles contêm.
-56º Aforismo dos Códigos
Durma enquanto a sleen dorme ... um olho aberto, garras
estendidas.
-57º Aforismo dos Códigos
Um inimigo silencioso deve ser temido.
-58º Aforismo dos Códigos-
Um guerreiro e um iniciado se aproximaram de um córrego,
onde viram uma criança camponesa humilde, que estava coletando esterco de tarsk
para cozinhar fogo de sua família. A criança não conseguia atravessar o riacho,
pois a chuva a inchava. Sem uma palavra, o guerreiro levantou a criança e
carregou-o pelo córrego, em seguida, colocou-o no chão e continuou seu caminho.
Depois que os dois viajantes caminharam por meio milhão e passaram um pasang, o
Iniciado falou: "Como você, um nobre guerreiro, poderia carregar um
camponês sujo e sujo em seus braços? Ele fedia a esterco".
Ao que o guerreiro respondeu: "Você ainda está
carregando aquela criança camponesa? Eu mesmo o coloquei ao lado do riacho,
mais de meio ahn atrás".
-59º Aforismo dos Códigos
Apenas um idiota procura fogo e procura por uma tocha acesa.
-60º Aforismo dos Códigos
: Qual é a coisa mais valiosa sobre Gor?
A coragem de um guerreiro, pois ninguém pode nomear seu
preço.
-71º Aforismo dos Códigos-
Que o honroso serviço à sua Pedra da Casa seja renderizado
com alegria.
-72º Aforismo dos Códigos-
O verdadeiro guerreiro deve escolher sabiamente a sua causa;
isto feito, ele então cumprirá seu dever honrosamente.
-73º Aforismo dos Códigos-
Quais são as virtudes mais nobres do guerreiro? Coragem para
permanecer e ousadia para atacar, em obediência aos ditames da honra.
-78º Aforismo dos Códigos-
O verdadeiro guerreiro presta respeito por todos os pares e
iguais.
-75º Aforismo dos Códigos-
Que haja honra para o seu Ubar na guerra!
-78º Aforismo dos Códigos
Que haja obediência ao administrador da sua cidade em paz!
-77º Aforismo dos Códigos-
O guerreiro defende sua pedra de casa até a morte.
-78º Aforismo dos Códigos
Um guerreiro exige absoluta obediência e respeito de todos
aqueles que não possuem a força para serem livres.
-79º Aforismo dos Códigos-
Um Guerreiro exige respeito daqueles de casta inferior.
-80º Aforismo dos Códigos
Não há realização maior do que aquela realizada por suas próprias proezas, exercida nobremente em serviço à sua cidade.81º Aforismo dos Códigos
A guerra é o campo de provas mais estrito da minha honra.
-82o Aforismo dos Códigos-
O combate pessoal é o teste final da minha liberdade.
-83º Aforismo dos Códigos-
A batalha é como uma nuvem vermelha de sangue, onde esconde glória e desonra. Deixe o verdadeiro guerreiro emergir dele envolto no primeiro e não manchado pelo segundo.
-84º Aforismo dos Códigos-
A palavra de um guerreiro não deve ser questionada.
-85o Aforismo dos Códigos-
Que todos os que se opõem à minha Pedra Lar ( Home Stone) caiam em ruínas pela minha mão.
86º Aforismo dos Códigos-
Em todas as coisas, deixe o verdadeiro guerreiro fazer o que deve, confinado em ação apenas pelos laços de honra. Somente dessa maneira sua Pedra Caseira pode ser servida.
-87o Aforismo dos Códigos-
Um guerreiro se rende colocando publicamente de lado suas armas e seu escudo, cujas correias foram cortadas, tornando-o inútil. O guerreiro defende deixando de lado as armas de maneira semelhante, mas seu escudo permanece inteiro, para que seu inimigo possa ver e respeitar sua promessa de lutar caso o combate falhe.
Aforismo dos Códigos
Um guerreiro pode prometer defender ou vingar. Guarde bem sua carga para que uma não se torne a outra.
89º Aforismo dos Códigos-
Em combate, como quando marchando, um guerreiro pisará uniformemente com os dois pés, nunca favorecendo um acima do outro. Ele atacará com as duas mãos com a mesma força, nunca favorecendo uma acima da outra. Ele verá igualmente bem com os dois olhos, nunca favorecendo um acima do outro. Não é tolice desperdiçar metade daquilo que faz de você um guerreiro?
-90º Aforismo dos Códigos-
Não há defesa forte o suficiente para resistir a uma mente decidida. Não há ataque poderoso o suficiente para derrotar uma vontade indominável.
-91o Aforismo dos Códigos-
Olhe para o mundo como um tarn olha; você verá rapidamente que os limites dos territórios dos homens não são nada para quem se atreve a ver além deles.
-92º Aforismo dos Códigos-
Um guerreiro trata suas propriedades e bens móveis com cuidado, para que não caiam devido à falta de suas atenções.
-93º Aforismo dos Códigos-
Quando o retiro parece o mesmo que o avanço, a estrada mais clara é geralmente a mais escura.
-94o Aforismo dos Códigos-
Esteja ciente de sua natureza masculina; mas, ao entender o caminho feminino, você será para o mundo como um poço profundo, onde a força permanece para sempre.
-95o Aforismo dos Códigos-
Esteja ciente de sua glória e honra; mas, ao admitir livremente toda a vergonha que vier a você, você será o mundo como um vale, onde a virtude o purificará para sempre.
-96º Aforismo dos Códigos-
Um jovem guerreiro perguntou a quem era mais sábio do que ele se as Cidades de Poeira existiam ou não, e onde poderia ser encontrado o portão para a Vitória. O guerreiro sábio disse a ele que era tolo em perguntar uma coisa dessas. O mais novo, com raiva, sacou a espada, gritando "Aqui abre o portão para as Cidades de Poeira!" O guerreiro mais velho, calma e suavemente, arrancou a espada de seu punho furioso e a embainhou antes que o outro pudesse atingi-lo, dizendo: "E aqui abre o Portão da Vitória".
97º Aforismo dos Códigos-
O que é invisível e ainda mais bonito que os diamantes?
Aquilo que é silencioso e ensurdece trovões, o que não deprime nenhuma escala ainda é mais pesado que o ouro ... Honra.
-98º Aforismo dos Códigos-
Aqueles que seriam dos guerreiros se esforçam para entender isso, a soma de todas as coisas:
Relâmpagos, banho de faíscas!
Em um piscar de olhos Você deixou de ver.
Pisar a ponta afiada de uma espada
Para correr em gelo congelado
Não é preciso seguir os passos.
Ande sobre o penhasco com as mãos livres.
Para um verdadeiro guerreiro,
Tudo não é nada, nada é tudo.
-99º Aforismo dos Códigos-
Que ninguém que não seja da casta escarlate saiba dessas coisas. Os códigos são como o pó de diamantes em um cofre escondido, que, exposto aos ventos, será espalhado e pisado sob as sandálias dos homens e os cascos dos animais ... sem valor para sempre.
-100º Aforismo dos Códigos-
Seja esta a saudação secreta dos guerreiros, para que todos os que são da casta escarlate possam ver e saber:
Lo Rarius Civitatii Gor.
(Eu sou dos guerreiros das cidades da Pedra lar, Home Stone)
Não há maior realização do que a forjada por sua própria coragem, nobremente exercida a serviço de sua cidade.
Agora que lemos alguns Alforismos podemos ter mais uma ideia como um guerreiro pensa.
A conduta da Casta Vermelha é regida principalmente pelo Código do Guerreiro. O Código do Guerreiro é uma forma rudimentar de cavalaria, enfatizando lealdade para com os chefes, do orgulho e da Homestone. Todos os guerreiros devem obedecer a este código. O código nunca é completamente definidos nas crônicas, mas muitos detalhes importantes foram dados. Mais informações sobre os códigos da casta guerreira foi dada nos romances mais do que para qualquer outra casta. Certas citações ajudam a delinear a importância dos códigos para guerreiros
"O que são os códigos? Eles não são nada, e são tudo. Eles são um pouco de ruído, do aço e do coração. Eles são sem sentido e todos significativos. Eles são a diferença. Sem os códigos homens seriam Kurii, Livro 12 Feras de Gor 38.
Aqui estão alguns dos itens que são especificamente
incluídos nos códigos dos Guerreiros nas crônicas. Esta não é uma lista
exaustiva, embora tenha tudo dos códigos da casta.
Código 1: A única resposta honrosa para um desafio é
aceitá-lo prontamente. (Guerreiros não recuam diante de desafios. Eles
enfrentam essas questões com bravura.)
Código 2: Aquele que derramou seu sangue, ou cujo sangue
tens derramado, torna-se seu irmão de espada, a menos que você repudie formalmente
o sangue em suas armas. Esta é parte de uma ligação partilhada por guerreiros
que supera as barreiras da cidade. É uma questão de casta que substitui
fidelidades. É uma demonstração de respeito por aqueles desta casta.
Código 3: Guerreiros não quebram sua palavra jurada.
Código 4: O único opção de morte para um guerreiro está na
batalha.
Código 5: Se você deseja uma escrava, você deve lutar por
ela e enfrentar o seu adversário com a arma da escolha dele. Isso também é
conhecido como a alegação de espada-direita.
Código 6: Aquele que não pode pensar não é um homem e nem o
que só pode pensar.
Código 7: Guerreiros não se matam ou ajudam outros a
fazê-lo. (O suicídio não é uma opção para um guerreiro.)
Código 8: "Eu
tinha sido um tolo em ficar triste. Isso não é o estado de espírito para entrar
em uma batalha, até mesmo a batalha que se sabe que não se pode ganhar, mesmo a
batalha final em que se sabe está condenado à derrota. Não fique triste. É
melhor entrar em campo com o riso, com uma brincadeira, com um pensamento leve,
com um pensamento flutuante, ou ir para a frente com severidade, ou em fúria,
ou com ódio, ou desafio, mas nunca com auto-piedade, não com tristeza. Jamais
tais coisas, nunca! " (Vagabonds de Gor, p.446)
Código 9: Quando uma mulher se ajoelha, levanta as mãos com
pulsos cruzados, e submete-se à um guerreiro, costuma-se exigir que ela seja
aceita pela submissão ou mate a prisioneira.
Código 10: Se um guerreiro aceita uma mulher como um
escrava, é prescrito que, pelo menos por um tempo, a seu critério, ela seja
poupada. Mas se ela é no mínimo um pouco desagradável, ela pode ser
imediatamente morta.
Código 11: Em tempos de crise, um chefe de guerra, ou Ubar,
é nomeado para governar por decreto até que ele decida que a crise passou.
Lealdade á espada é o vínculo de fidelidade à um Ubar. Não é jurado de ânimo
leve. Quando um Ubar tem pensamentos impróprios, a lealdade da espada é
desonrada e o Ubar pode ser deposto por seus próprios guerreiros. Aqueles que
não se rendem geralmente são abandonados pelos seus homens.
Código 12: guerreiros que têm um comum uma Homestone. Seu
nome é batalha.
Código 13: O escravo é uma alegria e uma conveniência para o
guerreiro. Tomando escravos não só é permitido mas também é incentivado.
Código 14: Se você levantar uma arma contra um guerreiro, a
ele é permitido por seus códigos, matá-lo. (Não se desembainha uma arma contra
um guerreiro, a menos que você esteja preparado para a batalha.)
Código 15: Não há nada nos códigos que exija explicitamente
a resistência a bandidos.
Código 16: Envenenar o aço é contra os códigos.
Código 17: O juramento de "renegação" é uma
cerimônia irreversível. Você essencialmente renega ser um membro da família,
para que perca a sua família e casta. Basicamente você faz o pronunciamento com
a mão no punho da sua espada.
Código 18: Aforismo dos Códigos do Guerreiro:
"O que é invisível, mas é mais bonito do que
diamantes?" A resposta é "Honra".
Código 19: Mesmo guerreiros, por vezes, para a visão de suas
próprias bandeiras, no topo de paredes amigável, para os pátios da sua guarda,
para os lares de seus salões.
TREINAMENTO DE GUERREIROS
Durante o treinamento extensivo de um guerreiro, eles
aprendem muitas questões. No entanto, esta formação pode ser acelerada se
necessário. Tarl Cabot, aparentemente, completou sua formação em uma questão de
meses, se não semanas. Isso porém não seria um tipo comum, não sendo um
treinamento normal. O treinamento do guerreiro é tanto na parte física, quanto
mental. A formação é semelhante a de um assassino em muitos aspectos,
principalmente na área de habilidade para combate. Os guerreiros aprendem muito
nos pergaminhos de ensino em escolas especiais de guerra. Estes rolos de papel
são muito semelhantes nas diferentes cidades por força das feiras de Sardar,
onde os castas se reúnem para trocar ideias.
Como um número grande dos guerreiros são analfabetos,
pode-se supor que o treinamento especifico para guerreiro não exige leitura,
mas nada impede que este receba uma aprendizagem para ser alfabetizado. Na
verdade exige uma incrível capacidade de memorização, algo que os goreanos são
bastante hábeis. O professor diz aos alunos e eles devem saber, e provavelmente
vão dizer muitas vezes para incutir o conhecimento necessário. Grande parte
dessa aprendizagem implicará em assimilar os aspectos do Código do Guerreiro.
Como este código parece ser bastante abrangente, sua memorização é uma tarefa
assustadora.
Guerreiros aprendem a manejar as armas de um guerreiro: a
gládius, a lança, o punhal, a besta. São ensinados a usar os dois braços para
lutar, no caso de seu braço primário ser inutilizado. Eles são treinados em
combates desarmados, similar as artes marciais da Terra.
Eles aprendem Ritmo do Guerreiro, uma corrida lenta que pode
ser mantida por horas. Um guerreiro geralmente pode fazer um ritmo de noventa
passangs em um dia, alternando o ritmo com passadas de guerreiro. Este ritmo
foi criado para ser usado mesmo carregado de armas e equipamentos pesados.
http://mundogoreano.blogspot.com.br/2015/07/casta-vermelha.html
- Sobre Guerreiros
No comprimento da regra de Ubar
"Normalmente o escritório é entregue depois do fim da
crise", disse meu pai. "É parte do Código do Guerreiro."
"Mas e se ele não desistir do escritório?" Eu
perguntei. Eu já havia aprendido o suficiente sobre Gor para saber que nem
sempre é possível contar com os códigos de casta observados.
"Aqueles que não desejam entregar seu poder",
disse meu pai, "geralmente são abandonados por seus homens. O chefe da
guerra ofensor é simplesmente abandonado, deixado sozinho em seu palácio para
ser empalado pelos cidadãos da cidade que ele tentou usurpar."
Eu balancei a cabeça, imaginando um palácio, vazio, exceto
por um homem sentado sozinho em seu trono, vestido com suas vestes de estado,
esperando as pessoas furiosas do lado de fora dos portões irromperem e
trabalharem sua ira.
"Mas", disse meu pai, "às vezes um desses
chefes de guerra, ou Ubar, conquista os corações de seus homens, e eles se
recusam a retirar sua lealdade".
"O que acontece depois?" Eu perguntei.
"Ele se torna um tirano", disse meu pai, "e
governa até que, eventualmente, de uma forma ou de outra, ele é impiedosamente
deposto". Os olhos do meu pai eram duros e pareciam fixos em pensamentos.
Não foi mera teoria política que ele falou comigo. Eu entendi que ele sabia de
tal homem. "Até que", ele repetiu lentamente, "ele é
impiedosamente deposto".
--- Tarnsman de Gor, 3: 42-43
- Submissão e os códigos
"Você deve me levar com você", disse ela, os olhos
ainda abatidos.
"Por quê?" Eu perguntei. Afinal, de acordo com os
códigos rudes de Gor, eu não lhe devia nada; De fato, considerando a tentativa
dela em minha vida, que tinha sido frustrada apenas pela rede fortuita da teia
de Nar, eu estaria dentro do meu direito de matá-la, abandonando seu corpo aos
lagartos da água. Naturalmente, eu não estava olhando para as coisas exatamente
do ponto de vista dos Goreanos, mas ela não teria como saber disso. Como ela
poderia saber que eu não iria tratá-la como - de acordo com a justiça grosseira
de Gor - ela merecia?
--- Tarnsman de Gor, 7:92
... Foi a mesma cerimônia simples que Sana realizou antes de
mim na câmara de meu pai, em Ko-ro-ba - a submissão da fêmea cativa. Sem
levantar os olhos do chão, a filha do Ubar disse com voz clara e distinta:
"Eu me submeto".Mais tarde, desejei ter tido fibras de ligação para
amarrá-la tão inocentemente nos pulsos. Fiquei sem palavras por um momento, mas
depois, lembrando que o rigoroso costume goreano exigia que eu aceitasse a
submissão ou matasse o cativo, eu peguei seus pulsos em minhas mãos e disse:
"Eu aceito sua submissão."
--- Tarnsman de Gor, 7: 93-94
"Assim", ela respondeu, ajoelhando-se diante de
mim, abaixando a cabeça e levantando os braços, os pulsos cruzados. Ela riu.
"Agora você deve me levar com você ou me matar", ela disse, "e
eu sei que você não pode me matar."
Eu a amaldiçoei, pois ela tirou uma vantagem injusta dos
Códigos de Guerreiro de Gor.
--- Tarnsman de Gor, 8: 109
- Desafio
"Eu gosto dessa garota", disse o guerreiro.
"Apresente-a para mim!"
"Não, eu disse.
"Dê-lhe ou terei meu tharlarion atropelar você",
ele retrucou, "ou você preferiria ser cuspido na minha lança?"
"Você conhece os códigos", eu disse uniformemente.
"Se você a quer, você deve desafiá-la e me encontrar com a arma de minha
escolha."
--- Tarnsman de Gor, 9: 117
- Fraternidade da espada
"NÃO O ENGANO", disse Kazrak. "Ele é meu
irmão da espada, Tarl de Bristol." A observação de Kazrak estava de acordo
com os estranhos códigos guerreiros de Gor, códigos tão naturais para ele
quanto o ar que ele respirava e códigos que eu, na Câmara do Conselho de
Ko-ro-ba, jurara defender. Aquele que derramou seu sangue, ou cujo sangue você
derramou, torna-se seu irmão da espada, a menos que você repudie formalmente o
sangue em suas armas. É uma parte do parentesco dos guerreiros goreanos,
independentemente da cidade a que eles devem sua lealdade. É uma questão de
casta, uma expressão de respeito por aqueles que compartilham sua posição e
profissão, não tendo nada a ver com as cidades ou com os Home Stones.
---Tarnsman de Gor, 10: 119
- O levantamento de uma arma - desafie novamente
"Você levantou uma arma contra mim", disse ele.
"Meus códigos me permitem matar você."
--- Fora da lei de Gor, 1:14
- Juramento do guerreiro
"Eu venho em nome de Lara, que é a verdadeira Tatrix de
Tharna. Bata suas armas. Não mais derrame o sangue de homens de sua própria
cidade. Eu peço isso em nome de Lara, e da cidade de Tharna e seu povo. E eu
pergunto em nome dos códigos da sua própria casta, pois suas espadas estão
comprometidas com a verdadeira Tatrix - Lara - e não a Dorna, a Orgulhosa!
--- Fora da lei de Gor, 24: 231
Fiquei imaginando como Thorn dera sua vida por essa mulher.
Não parecia que pudesse ter sido uma questão de obrigação de casta, porque esta
obrigação não devia à Dorna, mas a Lara. Ele havia quebrado os códigos de sua
casta para apoiar a traição da Dorna, a orgulhosa.
--Fora da Lei de Gor- , 25: 242
- Morte na batalha
Eu sou da Casta dos Guerreiros, e é nos nossos códigos que a
única morte digna de um homem é aquela em batalha, mas não posso mais acreditar
que isso seja verdade, pois o homem que encontrei uma vez no caminho para Ko-
ro-ba morreu bem e me ensinou que toda sabedoria e verdade não estão em meus
próprios códigos.
--- Sacerdote Reis de Gor, 1:14
- O tratamento dos escravos
Se eu tivesse me tornado tanto o guerreiro goreano que eu
poderia desconsiderar os sentimentos de um semelhante, em particular os de uma
menina, que deve ser protegida e cuidada? Poderia ser que eu tivesse, como
recomendavam os Códigos da minha casta, nem sequer a considerasse, mas apenas a
considerasse como um animal sem direito, não mais do que uma besta sujeita, um
instrumento abjeto aos meus interesses e prazeres, um escravo?
--- Sacerdote Reis de Gor, 6: 47-48
- Perigo e aço
"Até você encontrar Talena", ele disse, "seu
companheiro é perigo e aço".
Era um velho guerreiro dizendo.
--- Sacerdote Reis de Gor, 34: 307
- Jurando pela espada
"Sua mão no punho de sua espada", disse Mira,
"e sua outra mão no medalhão de Ar, sua filha foi deserdada".
Eu ofeguei, atordoada.
"Sim", riu Verna, "de acordo com os códigos
dos guerreiros e pelos ritos da cidade de Ar, não mais é Talena ou filha de
Marlenus de Ar."
Eu deito, atordoado. De acordo com as cerimônias
irreversíveis, tanto dos guerreiros quanto da cidade de Ar, Talena não era mais
a filha de Marlenus. Em sua vergonha ela foi colocada fora de sua casa. Ela foi
cortada. Na lei, e aos olhos dos goreanos, Talena estava agora sem família. Não
mais ela tem parentesco. Ela estava agora, em sua vergonha, sozinha,
completamente. Ela agora era apenas escrava, aquilo e nada mais.
--- Caçadores de Gor, 9: 131
- O círculo da espada de cada homem e as espadas dos outros
Nos códigos dos guerreiros, há um ditado que diz: "Seja
forte e faça o que quiser. As espadas dos outros vão lhe dar seus
limites".
--- Marauders de Gor, 1:10
"Dentro do círculo da espada de cada homem", dizem
os códigos do guerreiro, "aí está cada homem um Ubar".
--- Marauders de Gor, 1:10
"O aço é a moeda do guerreiro", dizem os códigos.
"Com isso ele compra o que lhe agrada."
--- Marauders de Gor, 1:10
- Poção
"Veneno, eu acho", disse ele, "talvez uma
toxina sutil, coberta por uma lâmina, tenha entrado em uma ferida."
"Isso é contrário aos códigos", eu disse.
"Aço envenenado", disse ele.
Eu não disse nada.
"Sullius Maximus", ele disse, "está em
Tyros."
"Eu não teria pensado que Sarus de Tyros teria usado
aço envenenado", eu disse. Tal dispositivo, como a flecha envenenada, não
era apenas contra os códigos dos guerreiros, mas, geralmente, era considerado
indigno dos homens. O veneno era considerado como arma de uma mulher.
--- Marauders de Gor, 1:18 (edição revisada)
- Um tempo para o aço
"Não", disse o prisioneiro, "mas há tempo e
lugar para falar, pois há tempo e lugar para o aço".
"É um ditado dos guerreiros", disse Borchoff.
--- Escrava de Gor, 12: 269
- O que faz um guerreiro
"Fugir!" ela disse.
"Eu sou dos guerreiros", eu disse.
"Mas você pode morrer", disse ela.
"Isso é reconhecido nos códigos", eu disse.
"Quais são os códigos?" ela perguntou.
"Eles não são nada e tudo", eu disse. "Eles
são um pouco de barulho, e o aço do coração. Eles são sem sentido, e todos
significantes. Eles são a diferença. Sem os códigos, os homens seriam
Kurii."
"Kurii?" ela perguntou.
"Feras, como bestas de gelo, e pior", eu disse.
"Feras como o rosto que você viu no céu."
--- Feras de Gor, 27: 340
"O que é ser um guerreiro?" ela perguntou.
"É para manter os códigos", eu disse. "Você
pode pensar que ser um guerreiro é ser grande, ou forte, e ser habilidoso com
armas, ter uma lâmina no seu quadril, saber o aperto da lança, usar o
escarlate, saber o encaixe de o elmo de ferro sobre o semblante de alguém, mas
estas coisas não são verdadeiramente necessárias, elas não são,
verdadeiramente, o que faz de um homem um guerreiro e outro não.Muitos homens
são fortes, grandes e habilidosos com armas. ousou vestir o escarlate e
cingir-se com armas. Qualquer homem poderia colocar sobre a testa o elmo de
ferro. Mas não é o escarlate, nem o aço, nem o elmo de ferro que faz o
guerreiro. "
Ela olhou para mim.
"São os códigos", eu disse.
--- Feras de Gor, 27: 340
- Bandeiras
"Até mesmo os guerreiros às vezes desejam ver suas
próprias bandeiras, em cima de muros amistosos, pelos pátios de suas
fortalezas, pelos lares de seus salões. Assim, admitam os Códigos."
--- Irmãos de sangue de Gor, 35: 306
Esse era o Kur que eu tinha pensado ser o oitavo Kur. Tinha
sido aparentemente separado de seus companheiros na época do massacre do vagão
e da luta entre os soldados e os selvagens. Eu já havia me encontrado uma vez
antes, quando retornou ao campo para se alimentar. Foi esse Kur que ameaçava os
Waniyanpi e cujo ataque eu havia frustrado. Como não tínhamos estado armados de
forma semelhante, sozinhos, a pé, e eu com Grunt, ele com uma besta armada, e
como não havia corrido para cima de mim, eu não contestara sua retirada do
campo. Isso parecia estar de acordo com os códigos que eu havia subscrito,
códigos que nunca havia esquecido.
--- Irmãos de sangue de Gor, 51: 459
Ela pertencia a Samos, claro. Fora dentro do contexto de
seus direitos de captura que ela, como mulher livre, por livre e espontânea
vontade, pronunciara sobre si mesma uma fórmula de escravidão. Automaticamente
então, em virtude do contexto, ela se tornou sua. A lei é clara sobre isso. A
questão é mais sutil quando a mulher não está dentro de um contexto de direitos
de captura. Aqui o assunto difere de cidade para cidade. Em algumas cidades,
uma mulher não pode, com reconhecimento legal, submeter-se a um homem
específico como escravo, pois nessas cidades isso é interpretado como colocando
pelo menos uma qualificação temporária sobre a condição de escravidão que uma
condição, uma vez firmada, cidades concordam, é absoluto. Em tais cidades,
então, a mulher se torna uma escrava incondicionalmente. Cabe então ao homem em
questão se ele a aceitará como seu escravo. Nesta questão ele fará o que
quiser. De qualquer forma, ela é então uma escrava e só isso.
Em outras cidades, e na maioria das cidades, por outro lado,
uma mulher livre pode, com tolerância legal, se submeter a um escravo de um
homem específico. Se ele recusar, ela ainda está livre. Se ele a aceita, ela é,
então, categoricamente, uma escrava, e ele pode fazer o que quiser, até mesmo
vendê-la ou entregá-la, ou matá-la, se ele desejar. Aqui podemos notar uma
distinção entre leis e códigos. Nos códigos dos guerreiros, se um guerreiro
aceita uma mulher como escrava, é prescrito que, pelo menos por um tempo, uma
quantidade de tempo até sua discrição, ela seja poupada. Se ela deve ser um
pouco desagradável, é claro, ou deve provar-se recalcitrante, mesmo que de uma
forma minúscula, ela pode ser imediatamente descartada.
Deve-se notar que isso não impõe uma obrigação legal ao
guerreiro. Tem que fazer, sim, com as propriedades dos códigos. Se uma mulher
que não estiver dentro de um contexto claro de direitos, tais como direitos de
captura, direitos de propriedade ou direitos de campo, deve se declarar
escrava, simplicista, então ela está sujeita a reclamação. Essas afirmações
podem ser explícitas, como em branding, encadernação e colagem, ou como na
formulação de uma fórmula de clamancia, como "eu possuo você",
"você é minha" ou "você é meu escravo", ou implícito, como
por exemplo, permitindo que o escravo se alimente da sua mão ou siga você.
--- Jogadores de Gor, 1:21
... Os guerreiros, dizem os códigos, têm uma Pedra do Lar
comum. Seu nome é batalha.
--- Renegados de Gor, 20: 343
Quem não pensa não é homem, assim dizem os códigos. No
entanto, nem eles também continuam, é ele quem só pode pensar.
--- vagabundos de Gor, 3:65
"Qual é o 97º Aforismo nos Códigos?" perguntou
Labienus.
"Meus pergaminhos podem não ser os de Ar", eu
disse. Para ter certeza, os pergaminhos devem estar, pelo menos entre as
cidades altas, em virtude das convenções realizadas nas feiras de Sardar,
particularmente na Feira de En Kara, muito de acordo.
"Você vai falar?" perguntou Labienus.
"Remova a fêmea", eu disse.
"Ele é um guerreiro", disse um dos homens.
Um dos homens levantou o laço de Ina em seus braços, uma mão
atrás das costas e a outra atrás das costas, e a carregou de onde estávamos
reunidos. Em alguns momentos ele retornou.
"A fêmea está agora fora do alcance da voz?"
perguntou Labienus, olhando para a frente.
"Sim", disse o sujeito, "e ela vai ficar onde
eu a deixei, de costas, enquanto amarrei o cabelo dela sobre a base de um
arbusto robusto."
"O 97º Aforismo nos Códigos que me ensinaram",
disse eu, "tem a forma de um enigma:" O que é invisível, mas mais
bonito que os diamantes? "
"E a resposta?" perguntou Labienus.
"Aquilo que é silencioso, mas ensurdece o trovão."
Os homens se olhavam.
"E o que é isso?" perguntou Labienus.
"O mesmo", disse eu, "como aquele que não
deprime nenhuma escala, mas é mais pesado que o ouro"."E o que é isso?" perguntou Labienus.
"Honra", eu disse.
--- vagabundos de Gor, 28: 305-306
"... O guerreiro não se mata nem ajuda os outros a
fazê-lo. Não está nos códigos."
--- vagabundos de Gor, 46: 446
"Você desenhou uma arma contra mim", eu disse.
"Você é dos guerreiros?" disse o sujeito. Ele
vacilou. Ele também conhecia os códigos.
--- Mágicos de Gor, 8: 129
BtB é apenas um rótulo, não um dogma
BtB é o acrônimo para "By the book" que geralmente aparece quando você está procurando um simulador de RPG no mundo de Gor. O que isso significa? Que nesses sims, tentamos respeitar o conteúdo dos romances o mais próximo possível, em termos de códigos, princípios, costumes, cenário, contexto, leis, filosofia e até vocabulário!
Mas isso não é mais uma garantia de qualidade do que um dogma estrito! Gostaria de enfatizar que o importante é respeitar o conteúdo dos romances de Gor, não sua forma! Além disso, respeitar a substância, ou seja, os conceitos dos modos de pensar e agir do povo de Gor, ao desempenhar esse tipo de papel, é mais difícil do que seguir a forma ao pé da letra, ou seja, imitar tolamente os costumes, linguagens e hábitos dos personagens dos romances. E, francamente, é mais divertido e mais emocionante respeitar a substância do que a forma.
Em suma, BtB é apenas um rótulo, que diz: aqui tentamos permanecer consistentes com o universo de Gor. Não significa mais nada. Não é garantia de qualidade, apenas informações sobre o conteúdo do jogo no sim que exibe BtB. é apenas um rótulo, o que não significa que será muito rigoroso ou bastante flexível em relação ao conteúdo dos romances. Para saber mais, certifique-se de ler as regras do sim, onde você realmente esta!